terça-feira, 17 de julho de 2018

4 maneiras de fazer café gelado


Veja algumas receitas deliciosas e infalíveis para seguir tomando seu cafezinho mesmo nos dias mais quentes
O calor chegou e para quem gosta de manter o pique tomando um bom café selecionamos 4 receitas (via mokaclube) para fazer um café gelado (e sem frescura) nos dias mais quentes.
1. Gelo de café
Esse é o jeito mais simples. Basta extrair o café no seu método favorito, deixar esfriar e encher uma forminha de gelo. Assim que os cubos estiverem prontos, você pode servir com café passado e resfriado a temperatura ambiente (se você gosta mais forte), com um pouco de água gelada. Ou com a melhor combinação para esse receita; batido no liquidificador com leite.
2. Café gelado estilo Japonês
Substitua metade da água no recipiente onde você fará seu café e passe o café normalmente com água quente. Resumindo, você deve passar um café concentrado e fazer com que o líquido extraído caia diretamente em cima do gelo esfriando na hora e não dando tempo para que o amargor apareça. Quanto mais gelo colocar embaixo maior deve ser a quantidade de pó e água quente na extração. Use sempre a proporção de 50% de água quente e 50% de gelo.
 3. Cold Brew
A  melhor maneira de produzir este café gelado é usando a French Press (aquele recipiente cilíndrico com um pistão, que é pressionado sobre a água). As receitas variam o tempo entre 8-12 horas em temperatura ambiente, de acordo com vários testes do site Moka Clube, o café oxida um pouco deixando um gosto amargo devido ao tempo de extração. Para diminuir esse amargor, se recomenda deixar o café no recipiente dentro da geladeira, por até 24 horas.
4. Café BomBom
Tradicional em algumas regiões da Espanha, o Café BomBom é doce e muito gostoso. O segredo é usar um café bem forte. Em um recipiente, misture o café com 1/4 copo de leite condensado e deixe esfriar. Quando estiver na temperatura ambiente adicione 2 copos de leite e coloque na geladeira até ficar bem gelado. Sirva em copo com gelo triturado. Se preferir, saia do modo tradicional e bata tudo no liquidificador com pouco gelo.


Livros recomendados para amantes do café:






Marcadores: